A alimentação a ser fornecida deve ser balanceada nutricionalmente para permitir uma vida saudável e longa à ave. O termo dieta aqui utilizado refere-se à soma de alimentos e nutrientes que formam a alimentação de uma ave. Esses alimentos incluem legumes semicozidos (feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico), milho, verduras, brotos, frutas (tomate, mamão, maçã, frutas cítricas, frutas de época), cereais, proteína de soja, óleos vegetais, sementes de boa qualidade e em pequena quantidade (girassol, castanhas), proteína animal (queijo magro, ovo cozido). Segue-se como sugestão:
Alimentação da Manha (8:00h)
- Banana – 2 pedaços diário
- Mamão – 2 pedaços diário sem casca
- Laranja – 2 pedaços diário sem casca
- Maça – 2 pedaços diário
- Uva – 2 pedaços diário
- Frutas da época (tangerina, caqui, manga, goiaba, etc) – 2 pedaços diário
- Beterraba – 2º/4º/6º
- Cenoura – 3º/5º/Sab
- Semente Cozida (feijão, lentilha, grão-de-bico) – Máximo de 50g – 3º/5º/Sáb
- Jiló – 2 pedaços diário
- Talos/Ervilha – 1x na semana
Alimentaçãoda Tarde (14:00h)
- Girassol – Máximo de 50g – 2º/4º/6º – Caso a ave já tenha o hábito.
- Milho – ½ espiga – Domingos
Ração para Psitacídeos (Alcon Club Psita Stick/Mega Zoo) – à vontade diariamente
Pode ainda ser oferecido cereais, proteína de soja, proteína animal (1 fatia de queijo magro, ½ ovo cozido, farinhada de ovo) 2x na semana. Aminoácidos essências, cálcio, vitaminas, minerais e probióticos devem sempre ter a prescrição de um médico veterinário especializado.
Comedouros e bebedouros devem ser de material resistente, de fácil higienização e não tóxico, como vasilhas de aço inoxidável ou alumínio. Devem ser lavados e escovados diariamente e desinfetados freqüentemente. Os comedouros e bebedouros não devem ficam embaixo dos poleiros, evitando que as aves defequem sobre eles. Faça exames de fezes regularmente na sua ave, pelo menos 2x ao ano. E em qualquer sinal de anormalidade consulte sempre um veterinário especializado.